quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Frade e a Freira.

Por Thiago Karapeba:

... Para os amantes de um belo nascer do sol, essa semana um grupo de amigos, foram a pedra O Frade e a Freira, para dormir no cume do Frade, e puderam conferir a beleza que o local oferece para aos nossos escaladores.


...Localizado no município de Rio Novo do Sul, a 134 km de Vitória, a pedra O Frade e a Freira é um dos tradicionais pontos do montanhismo capixaba, sendo um dos pontos turístico que mais encanta os montanhistas e turistas de todo o Brasil.

...Por ser uma escalada tranquila, subir o Frade é ideal para quem gosta de se aventurar e sem correr riscos.
.
...Para quem não conhece, existe uma lenda que vem de tempos antigos, de um frade que se apaixonou pela freira que com ele trabalhava na cristianização dos índios da região, e acabou sendo correspondido no amor que tomara de assalto o seu coração. Diz essa narrativa que Deus condoeu-se do sofrimento que martirizava esses seus dois servidores, e decidiu eternizar a paixão que os atraía um ao outro, transformando-os em pedra.
.
...O Frade foi conquistado em 1985, uma escalada tranquila pelo seus 200 metros. A Freira pode ser escalada pela via Armâncio SiIva 4º A1 conquistada em 1948 com cerca de 150 metros.
.
...Para os escaladores que se interessarem em escalar a Freira, é preciso dois dias, pois primeiro se escala o Frade e depois a Freira, sendo necessário seguir uma certa logística.
.
...Saindo de Vitória, basta entrar no trevo de Cachoeiro de Itapemirim, e entrar na estrada para o retornar a Cachoeiro, por uma estrada s/ pavimentação, onde logo a frente terá uma porteira.


...Passando pela porteira, basta seguir em frente subindo toda via. Repare que terá algumas placas pelo caminho, e após a placa “2Km”, é preciso entrar na próxima esquerda (caso prossiga em frente, sairá na Pousada do Frade e a Freira). Logo após de ter entrado a esquerda, será possível ver a placa indicando o início da trilha. Por ser um lugar muito visitado, a trilha é de fácil acesso, ela leva a um costão de pedra, que até chegar a primeira parada, é possível fazer uma escalaminhada. A via é uma mistura de escalada com caminhada, que leva em média de 1h 30 minutos, com lances de 3º a 4º grau no máximo.
...Depois de subir alguns metros, será possível avistar um bloco onde terá uma parada na parede vertical, chegando ali, vá para esquerda, sentido Freira, é uma horizontal tranquila de se fazer, que dará acesso a uma pequena mata, onde é feito uma parada natural nas árvores.

...Sobre a escalada da Freira, começa com um artificial de grampo sobre grampo, depois uma pequena chaminé, e por último, um trepa mato que dá acesso ao cume da Freira.
...Feito isso, o rapel terminará em uma outra trilha, já que, depois de descer o Frade não é possível retornar pelo mesmo lugar. A trilha para o retorno, passa beirando toda a pedra da Freira e consome um pouco de tempo como os rapeis feito na Freira (um dos motivos de ter que dormir na base da Freira para poder escalá-la bem cedo), seguindo essa trilha, (que não é muito batida) dará acesso a um bananal, que, logo após passá-lo já será possível avistar a estrada por onde se sobe até o carro.

Linha do Frade
.
...Para ter acesso ao cume dessa maravilha de lugar é preciso ter conhecimentos de trabalhos técnicos verticais, equipamentos apropriados e habilidade de escalada. Para os que não possuem esses conhecimentos e gostariam de conhecer o lugar é possível contactar em Vitória empresas no ramo de escalada e se aventurar com total segurança.
.
Informações:

- Localização: 134 km de Vitória – Próximo a entrada de Cachoeiro de Itapemirim ( BR 101)
.
- Empresas de Aventuras: Planeta Vertical e Escaladores
.
-Estacionamento : próximo a entrada da trilha do Frade.

5 comentários:

Anônimo disse...

NOSSA SERA QUE E PERIGOSO SUBIR EU SOU GORDINHA SERA QUE CONSIGO

Anônimo disse...

sou uma das socias da pousada, e a primeira vez que vi a reportagen gostei muito vcs estao de parabens.

Anônimo disse...

se vc quiser conheser o frade tem uma equipe otima em iconha ,eles te levam com toda seguraça;natureza vertical.

Anônimo disse...

Nao pratico rapel , mas o lugar é lindo vale a pena visitar, experiencia própria.

Alex Anderson Oliveira Batista disse...

Olá galera montanhista, sou o Alex Calango montanhista de matrícula 304 da FEMERJ.
Passei o reveillon em guarapari/ES e regressando a Campos dos Goytacazes/RJ, passei por essas maravilhas e fotografei. Em breve estaremos no cume, obrigado pelas dicas!!! www.gtsm.com.br

Postar um comentário