segunda-feira, 6 de julho de 2009

Cachoeiro de Itapemirim - Kinkas

.
...Para aqueles que não o conhecem, Kinkas é escalador há mais de 14 anos, que com os seus 46 anos de vida, vem nos oferecendo belíssimas vias tradicionais, como a Via do Patrick, Macaco, Bela Vista, 25 de dezembro, Lagarto e outras, que com muita disposição e força de vontade, ele, também as conquistou.

...O fato de morar em uma cidade onde há pouquíssimos escaladores, não o impediu de estar sempre em busca de novas vias. Por este motivo, em muitas delas ele teve a ajuda da sua esposa, utilizando poucos equipamentos, e sendo alguns muitísssimo rudimentares, como o seu incomparável kichute.

...Algumas de suas conquistas também foram realizadas em solitário, e por não ter alguns equipamentos apropriados, ele improvisava, estipulando uma quantidade de corda suficiente para bater o próximo grampo, fazia um nó em sua cintura e subia para bater o próximo grampo.


“Sempre ouvi falar muito sobre suas conquistas e a forma como eram realizadas, somente na semana passada o conheci pessoalmente. Uma pessoa simples e super atenciosa. Realmente foi um prazer conhecê-lo e escalar a via H2O com ele”
...........................................................Thiago (Karapeba)



...Sua última conquista foi a Via H2O, localizada na Pedra da Concórdia que fica há uns 20Km do centro da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Como o próprio nome já diz, há um córrego de água, que, a partir da segunda enfiada, já é possível estar bem próxima a ela, e se refrescar durante a escalada.


...Como era época de verão, para ele e sua esposa, esse córrego de água, teve um importante papel durante a conquista, pois os ajudou a refrescar, já que Cachoeiro é uma das cidades que se destaca no ranking das mais quentes do ES.


...É possível avistar a linha da via nitidamente de longe, pois a parede é toda coberta por bromélias, menos onde passa a linha da via. Para ter acesso a trilha que leva ao início da via, é necessário avisar ao proprietário Sr.Virgílio.




“A primeira enfiada, que achamos ser a mais difícil da via, com lances técnicos em aderências e regletes (V+). A segunda enfiada, onde rola umas aderências (V), tem que sair da linha da via para costurar um grampo bem na direita (é válido descosturar ele depois, para diminuir o atrito), e em uma barriguinha, se faz uso de dois cliffs (ou laçar os grampos) para vencê-la e dominar a parada. Esta barriga dá pra mandar em livre, e deve dar algo na casa do 7º alguma coisa.A terceira e quarta enfiadas são tranqüilas (IV). A quarta com uma fartura de agarrões que até se fica na dúvida de quais usar. Depois a via volta-se a ter dois lances mais técnicos na quinta enfiada, em duas barriguinhas (V). Na sexta enfiada se passa em um lance onde já se começa a usar agarras onde a água ta passando. E a última enfiada, apesar de bem fácil, é escalada boa parte dentro do córrego de água: nada de magnésio, é mão e sapata na água e toca pra cima que lá vem cume!”


...Essa foi a informação fornecida pelo Oswaldo Baldin, que com a sua turma realizaram a 2º ascensão da via H2O no dia 14/07/09



...A ACE gostaria de agradecer ao Kinkas, por sua ousadia e força de vontade na conquista dessa e outras belíssimas linhas, que só tem agregado para o crescimento de vias tradicionais no Espírito Santo


...Esperamos que novas ascensões possam haver na Via H2O, e em outras vias espalhadas pela cidade. Aconselhamos aos próximos escaladores que tiverem a oportunidade de conhecer as vias de Cachoeiro de Itapemirim, que se possível, entrem em contato com o Kinkas, para que algumas informações, possam ser transmitidas diretamente por ele.


Informações:


- Aproximação : 20minutos (da casa ate a base) (Após entrar no cafezal, basta seguir a cerca de arame, ate chegar na base.)



- Como Chegar : Chegando no Posto do Frade e a Freira, basta pergunta onde fica a Cachoeira da Concórdia.

- Estacionamento : Em frente a casa dos proprietários

- Escalador (Local): Kinkas (28) 3511-5826 (Recado)

- Croqui da Via H2O:


- Croqui de outras vias da Cidade (Complexo do Itabira):

Mais Fotos:

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=693924459867063796&aid=1246811240

Um comentário:

CEDHRO e AFSP disse...

Parabéns e obrigado KINKAS pela AULA, que temos no documentário aqui mencionado.
ADEMIR DE SOUZA
AFSP -

Postar um comentário