domingo, 11 de setembro de 2011

V Encontro Capixaba de Escalada e 1º Festival de Boulder do Astolfo

A escalada capixaba demonstrou seu potencial no mês de agosto com a realização de dois grandes eventos distintos. Nos dias 13 e 14 foi realizado o V Encontro Capixaba de Escalada em Cachoeiro de Itapemirim com a presença de Patrick Withe, o ”Panela” – conquistador da via Chaminé Cachoeiro (320m 5º VI+ E3 D4) – montanhistas do Rio de Janeiro e Minas Gerais e cerca de 50 membros da Associação Capixaba de Escalada.


O V Encontro teve como marca a abundância de vias tradicionais de escalada onde as duplas se dividiram nas diversas vias do Complexo do Itabira. Mas o Frade e a Freira, famoso cartão postal do Espírito Santo, também foi visitado durante os dias do evento por escaladores e admiradores do esporte.


Porém, o ponto alto, alto mesmo, foi a repetição da via Chaminé Cachoeiro com 10 enfiadas, na pedra do Itabira, pelos escaladores Naoki Arima e Caio Salomão (aFeto) que chegaram ao cume em 12 horas de escalada.

Naoki sobre a dificuldade da via disse: " No meio do perrengue da via, achei umas cunhas de madeira da conquista original e fiquei pensando como esses caras passaram por aqui há mais de 50 anos atrás... Eu aqui com uma corda feita com o nylon de última geração, uma sapatilha mega colante, um jogo de friends que gruga em qualquer fenda... E Panela e CIA com um pedaço de sisal e essas cunhas de madeira... É de tirar o chapéu. Aliás, a cada lance difícil da via, a primeira coisa que pensava era: como eles passaram por aqui há 50 anos?"

E também, falou sobre as consequências do feiro sob sua vida, "com certeza foi uma grande experiência. Uma escalada que lembraremos pelo resto de nossas vidas. Aprendi a valorizar ainda mais as coisas simples da vida, o valor da amizade e do companheirismo. O Afeto foi um grande parceiro de cordada e um guerreiro que se portou digno de um grande escalador."




E dessa forma, eles fecharam com chave de ouro o V Encontro que ficará marcado na história da escalada capixaba.



No fim de semana seguinte, no dia 21 de agosto, aconteceu o 1º Festival de Boulder do Astolfo marcado pela descontração e diversão dos competidores e dos organizadores. Foram três horas de Festival com muitas risadas, cadenas e betas.


"A energia da galera estava muito legal, muita diversão e descontração. A galera é muito unida e realmente queriam curtir um momento de festival para escaladores", foi o resumo feito pelo Felipe Alvares (Kabeça), 1º colocado no Festival de Boulder do Astolfo.


Na categoria feminina as escaladoras capixabas Evie Negro (1º lugar) e Lucíola Selia (2º lugar) subiram ao pódio acompanhadas da mineira Thalita Barbosa (3º lugar).

Já o pódio masculino foi formado pelo mineiro Felipe Alvares, o capixaba Felipe Alves (2º lugar) e o também mineiro, Daniel Tiodan (3º lugar).


Mas esse evento não seria possível sem a colaboração de todos os membros da Associação Capixaba de Escalada – ACE e das empresas apoiadoras Destak, Abrigo Cipó, 4Climb, Conquista, Adrena e Resseg.

Um comentário:

Sara - Studio Kids disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário